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domingo, 12 de maio de 2013

Ulombe: "a terra é menina e o tempo rapaz"*



Daqui a razão da escalada do Ulombe. Ele, ali está desafiador, majestoso, com os seus 2148 metros de altitude, esperando, silencioso que o devassem e, finalmente, o grande público o conheça.

  Escalada do Morro do Ulombe, 1973, Clube Recreativo e Beneficente do Bocoio

 
Há precisamente 40 anos alguém no Bocoio lançava o desafio de escalar o Ulombe. O Ulombe é um morro, uma entidade do mundo físico por onde, com mais ou menos esforço, se pode subir. Mas o “morro Ulombe” pode ser qualquer montanha, visível ou invisível, e “subir” pode também significar compreender, um “estar a caminho” de Karl Jaspers.

Aceito o desafio de subir o Ulombe, o meu Ulombe. Sobe-se através de ideias e palavras, na distância daquilo que é próximo, no sentido que vai das experiências imediatas para uma apreensão mais simbólica e conceptual da realidade. A subida é um movimento de interpretação, mas é também um movimento de recuperação contra o esquecimento. Não a recuperação analítica, historiográfica de um passado, com frequência muito polarizado ideologicamente (o colonial demonizado ou fantasiado), nem a recuperação romântica desse passado quebrado, como um certo “rei melancólico” que procurava aquela “omelete de amoras” saboreada na infância e a quem o seu cozinheiro alertava para o caráter irrepetível das experiências distantes e para a impossibilidade de qualquer retorno ao passado (Benjamim, 1987: 219). Mais do que o passado, o que se pretende é o presente, a contemporaneidade de alguém que recupera compreendendo ou que compreende recuperando, e que, por isso, tem a possibilidade de inscrever e re-significar.
 
“Subir o Ulombe” é um jogo de forças entre memória e esquecimento. Considerando a possibilidade de mediações entre o passado e o presente como temporalidades distintas, a subida deve apoiar-se numa rede de elementos geradores de lembranças. As fotografias, imagens-memória, “máquinas de fazer ver e de fazer falar”, “linhas de luz” (Deleuze, 1990:155), despertam e suscitam a recuperação e a compreensão de elementos invisíveis ou esquecidos. São um elemento fundamental de suporte à narrativa, que trazem coisas, pessoas, lugares e acontecimentos. Estas “imagens-objeto” antigas, carregadas de significação, com um “excesso de sentido” (Eliade, 1979:9) incapaz de ser totalmente exaurido, vêm ao encontro do sujeito, re-significando elementos do passado ao qual estão ligadas.

Nesta “subida”, que recupera e guarda a  memória de um lugar, que agora é um “lugar de memória”, a atitude deve ser semelhante à do cronista de Benjamin “que narra os acontecimentos sem distinguir entre os grandes e os pequenos e que leva em conta a verdade de que nada do que um dia aconteceu pode ser considerado perdido para a história.” (Benjamin, 1994: 223)

 
Subo o Ulombe. Angola ficou-me na alma.


REFERÊNCIAS
*TÍTULO:
Sê como és: o sol é bom, o ar vivaz.
Do azul aos azuis, do verde aos verdes,
A terra é menina e o tempo rapaz.”
Alexandre O’Neill

 
FOTO
No texto: foto in http://retrovisor.blogs.sapo.pt/tag/diplomacia


BIBLIOGRAFIA
Benjamim, Walter, Obras escolhidas, Vol. II, Rua de mão única, Editora Brasiliense, São Paulo, 1987
Benjamin, Walter, Obras escolhidas, Vol. I, Magia e técnica, arte e política, Editora Brasiliense, São Paulo, 1994
Deleuze, Gilles. O que é um dispositivo? In: Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1990, pp. 155-161
Eliade, Mircea, Imagens e símbolos, Arcádia, Lisboa, 1979
Ferreira, Joaquim e Monteiro, Amílcar (1973). “Bocoio, 1973, Escalada do Morro do Ulombe”, editado pelo Clube Recreativo e Beneficente do Bocoio
Ricoeur, Paul, La mémoire, l’histoire, l’oubli, Paris: Éditions du Seuil, 2000
Ricoeur, Paul, “Architecture et narrativité”


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