Falar para um candeeiro...

terça-feira, 18 de junho de 2013

Brasil: dos "sem terra" aos "sem partido"



A democracia, inexoravelmente, significa manifestação contra a violência da sociedade, impregnada no próprio regime político. A manifestação é o pulmão das democracias. É nele que atua o poder constituinte, o que faz com que a Constituição não sejam apenas folhas de papel para os governos ignorarem e as faculdades de direito se entreterem.
Estudo da DataFolhamostra que os transportes estão no topo das razões dos manifestantes no Brasil, mas os motivos começam a ser mais variados.
 
O intolerável:
·         O aumento do preço do bilhete (56%);
·         A corrupção (40%);
·         (…)

A democracia real:
  • 84% não têm preferência por qualquer partido político;
  • 71% participaram pela primeira vez num protesto.
A nova classe média:
·         77% têm o ensino superior
·         53% têm menos de 25 anos
·         85% mobilizados na internet
 
 
Como se dizia num post anterior, a sensibilidade ético-política do século XXI tem que ser capaz de conceber as mobilizações políticas para além dos modelos do século XX, como as grandes manifestações liderados por sindicatos ou partidos.

 


2 comentários:

  1. Agora até já se revoltam contra o dinheiro gasto para organizar o mundial e afins relacionados com futebol, o até à uns tempos atras era impensável.
    É bom ver que as mentalidades das pessoas vão mudando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inclusivamente numa das fotogarfias das manifestações vê-se alguém com um cartaz dizendo "Don´t come to the world cup" No Brasil !... como as coisas pode mudar, de facto.

      Eliminar