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terça-feira, 25 de junho de 2013

O riso que mata o poder

Izis Bidermanas

Pierre Clastres, no capítulo VI - “De que se riem os índios?” - do seu o livro A sociedade contra o Estado, observou que a vida quotidiana dos “primitivos” apesar da sua dureza, proporciona verdadeiros momentos de humor e de um sentido agudo do ridículo, que os faz brincarem com os seus próprios temores.
Sendo o xamã e o jaguar seres poderosas e perigosos, que inspiram o medo, o respeito e mesmo o ódio, os índios Chulupi despertam, através da narrativa mítica a vontade de rir dos seus próprios temores. Como não podem rir abertamente do poder (representado pelo xamã e pelo jaguar), recorrem ao simbolismo do mito.
  
Estes mitos representam uma ridicularização dos mais fortes, conduzindo os índios a grandes manifestações de riso, a um “assassinato" simbólico dos poderosos. O riso é um instrumento que, de certa forma, controla o poder, questionando e desmistificando o medo imposto pelos jaguares e pelos xamãs. O escárnio e  ohumor que provocam esse riso, desempenham funções políticas relevantes da vida social dos grupos.

 

“A contradição entre o imaginário e o real da vida quotidiana resolve-se quando se reconhece nos mitos uma intenção de escárnio: os Chulupi fazem ao nível do mito o que lhes é interdito ao nível do real. Ninguém se ri dos xamanes reais ou dos jaguares reais porque eles não são de todo para rir. Trata-se pois para os índios de pôr em questão, de desmistificar aos seus próprios olhos o temor e o respeito que lhes inspiram os jaguares e os xamanes. Esta questionação pode operar-se de duas maneiras: ou realmente, e mata-se então o xamane julgado demasiado perigoso ou o jaguar encontrado na floresta; ou simbolicamente, através do riso, e o mito (a partir desse momento instrumento de desmistificação) inventa uma tal variedade de xamanes e de jaguares que é possível rir-se deles, uma vez despojados dos seus atributos reais para se verem transformados em idiotas da aldeia.” (Clastres, Pierre, A sociedade contra o Estado, Edições Afrontamento, Porto, 1979, p. 143)

  
Neste vídeo, Álvaro Santos Pereira ri-se abertamente. Não se ri propriamente de um adversário, mas dada a atual relação de forças entre a economia e as finanças (com clara desvantagem para a economia, como todos sabemos), ri-se certamente do poder. Ri-se do xamane(*) das finanças, como os Chulupi.

(*) Xamane ou xamã: Sacerdote e feiticeiro nas civilizações da Ásia central e setentrional; Curandeiro, em certas culturas africanas e ameríndias.



Alvaro Santos Pereira ri-se com gozo ao Ministro das Finanças

 
 

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