Falar para um candeeiro...

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Se fosse fácil, seria fácil

Late for school, Balthus

Vídeo de 13 minutos de rapaz agredido por outros jovens gera onda de indignação (notícia aqui)


Na urgência, todos percebemos – e bem - que a vítima precisa de ajuda, mas poucos veem essa necessidade para o agressor. No entanto, só uma conjugação das duas partes pode promover a transformação da relação violenta.

Curiosamente este vídeo até desfaz a naturalização do binómio agressor-homem e vítima-mulher com a consequente vitimização feminina, uma vez que o agressor são figuras femininas e a vítima é aqui um rapaz.

 Aliás, pôr as coisas na perspetiva vítima-agressor já é colocá-las num binómio que não sei até que ponto conseguir incluir (para modificar) comportamentos construídos desde a infância em todas as esferas simbólicas, das “vítimas” e dos “agressores”.

Para que não existam dúvidas, estou absolutamente chocada com estas imagens! Como professora que lida com jovens há 20 anos, considero que temos que atuar e, de preferência, forma inequívoca. Mas vamos pedir o quê? Mais punição? Mais criminalização? Mais Estado? Estas relações não reafirmam velhas relações de poder, só que agora com a inversão dos termos?

Como desconstruir relações (violentas) de dominação? Será a violência apenas um fenómeno individual? A criminalização do agressor é sempre o caminho mais rápido. Gostava de acreditar que é também o mais eficaz, mas sinceramente tenho alguma dificuldade.

 
Se fosse assim tão fácil, seria fácil.





Sem comentários:

Enviar um comentário