Falar para um candeeiro...

sábado, 2 de maio de 2015

Para além dos “palácios de inverno”

A captura da imaginação e do desejo: o portão está aberto, mas não é fácil sair.


A “revolução social”, ou como diria Guattari "revolução molecular", são transformações na maneira de elaborar o mais concreto dia-a-dia e não o assalto a um Palácio de Inverno, o marco da revolução de outubro de 1917. São mil pequenos gestos quotidianos, para além da ideologia ou das receitas. É preciso enfrentar o controlo diário na construção do sujeito e de formas de vidas, exercido ao nível da imaginação e do desejo, da linguagem da culpa, da tristeza que nos isola e diminui a nossa força de agir.
De acordo com o esquema interpretativo “infraestrutura versus superestrutura” que a tradição marxista consagrou, a produção ficaria concentrada na base económica (infraestrutura), enquanto a instância da superestrutura, mesmo que identificada com uma “produção” ideológica, não se caracterizaria por uma produção eminentemente económica, mas, de certa forma, “ao serviço” desta. A superestrutura seria o lugar da criação dos valores e das opiniões, da linguagem em geral e também de grande parte da produção científica e artística. E assim, a subjetividade, como algo abstrato ou imaterial, seria constitutiva desta (super)estrutura ideológica.


A subjetividade é um sistema complexo e muito heterogéneo, composto pelo sujeito e pelas inúmeras relações que ele estabelece. É a construção da vida mais precisamente das formas de vidas, pois a subjetividade está nas “maneiras de sentir, de amar, de perceber, de imaginar, de sonhar, de fazer, mas também de habitar, de vestir-se, de se embelezar, de fruir etc.” (Pelbart, 2000, p.37). E por essa razão, ao invés de perguntar-se pelo sujeito deve perguntar-se antes pelas condições de produção desse sujeito.

Para Guattari, a subjetividade não é algo abstrato, pelo contrário, “o seu campo é o de todos os processos de produção social e material.” (Guattari e Rolnik, 1996, p. 32). Félix Guattari dirá mesmo que a subjetividade, de natureza “industrial” e “maquínica, é “manufaturada como o são a energia, a eletricidade ou o alumínio” (Guattari e Rolnik, idem, p. 34) numa imensa linha de montagem, disseminada por todo o corpo social, que funciona como indústria base da nossa sociedade capitalista. “A produção da subjetividade encontra-se com um peso cada vez maior no seio daquilo que Marx chama infraestrutura produtiva.” (Guattari, 2006, p. 29)

Deleuze também não reconhece o processo de produção da subjetividade como algo que atue na “superestrutura”, assente na ideologia. “O desejo faz parte da infraestrutura (não acreditamos de modo algum num conceito como o de ideologia, que não dá bem conta dos problemas: não há ideologias) ” (Deleuze, 2008, p. 30).

De facto, a afirmação da subjetividade como algo que passa por um processo de produção (como uma mercadoria, portanto), tem como pressuposto uma relação distinta daquela que a teoria marxista consagrou no que diz respeito à relação dialética entre base económica e superestrutura ideológica.

Nos termos que os autores aqui referidos propõem, a subjetividade é identificada como um dos lugares fundamentais da produção, tanto económica quanto política e até mesmo um dos centros da produção. Não há distinção entre base económica e superestrutura ideológica, ou pelo menos, “os diferentes registos semióticos que concorrem para o engendramento da subjetividade não mantêm relações hierárquicas obrigatórias, fixadas definitivamente.” Guattari apresenta como exemplo o facto de uma “semiotização económica poder tornar-se dependente de fatores psicológicos coletivos, como se pode constatar com a sensibilidade dos índices da Bolsa em relação às flutuações da opinião.” (Guattari, idem, p. 11)

É o carater eminentemente material da subjetividade que a mantém num ambiente de produção, embora não centrada no eixo da economia. E é exatamente para a produção de modos de vida que a subjetividade é mobilizada, enquanto que a noção de ideologia a faz permanecer na esfera da representação, não conseguindo dar conta da função – produtiva/produtora - da subjetividade.


Conclusões:

Só o que acontece na infraestrutura é que é reconhecido como produção. Não é fácil perceber que o sujeito é diariamente “manufaturado” como o são “a energia, a eletricidade ou o alumínio” na imensa linha de montagem difundida por todo o corpo social.
E assim o discurso da infraestrutura é o discurso “técnico” enquanto o discurso da “superestrutura” é relegado para um discurso “subjetivo”.

Bibliografia

Guattari, Félix e Rolnik, Suely (1996). Micropolítica. Cartografias do desejo. Petropolis: Editora Vozes (4ª edição)
Guattari, Félix (2006). Caosmose. Um novo paradigma estético. São Paulo, Editora 34
Deleuze, Gilles (2008a). Conversações, 1972-1990. S. Paulo: Editora 34 (7ª edição)
Pelbart, Peter Pál  (2000). A vertigem por um fio. Políticas de subjetividade contemporânea. São Paulo. Editora Iluminuras.






Sem comentários:

Enviar um comentário