Falar para um candeeiro...

sábado, 23 de janeiro de 2016

18 anos...

Desenho da Sofia

É inacreditável como os anos passaram tão rapidamente! A Sofia faz 18 anos e para mim parece que foi ontem que eu a ensinava a andar. Na verdade é como se eu estivesse todos estes anos a ensiná-la a andar… e afinal agora já pode viajar, pode votar, sair de casa, sair da escola, escolher uma religião, depor em tribunal ou até ser julgada como uma adulta, pode também “tirar  a carta” e dar a volta ao mundo… como se, por magia, se tivesse encerrado toda uma fase da vida, como se, de repente, tivesse terminado o turbilhão da adolescência. Sim, simbolicamente a infância e a adolescência acabaram de ficar para trás.

Mas, a verdade é que nada na vida muda “por decreto” e, sobretudo, não é preciso teres pressa, agora que começas a perceber que, sem dares conta, há fases da vida que já acabaram e das quais só vão restar as lembranças.

Compreende que cada fase da vida tem os seus aspetos positivos e negativos e o importante é que saibas descobrir e aproveitar os diferentes momentos de um caminho que eu desejo que seja longo, com numerosas manhãs, onde tudo recomeça. O tempo é “o grande escultor” e a vida é o maior dos nossos mestres. Por isso, desejo, e acredito, que tenhas a sabedoria (sophia) de aprenderes, porque é certo que a vida vai ensinar-te.

De mim, que tenho estado – e assim estarei – todos estes anos a ensinar-te "a andar", espero que fique uma coisa: boas memórias. As nossas memórias são aquilo que fica de tudo o que passa, aquilo que permanece do vamos construindo todos os dias.



Para ti, toda a felicidade do mundo!

Mãe, pai e umas lambidelas do Lucas.






Sem comentários:

Enviar um comentário