Falar para um candeeiro...

terça-feira, 9 de junho de 2015

Amoras e pitangas

Pitangas
 


Pour connaître toute la mélancolie d'une ville, il faut y avoir été enfant.
Walter Benjamin
 

No quintal da casa dos meus avós havia uma pitangueira. Os frutos da pitangueira, as pitangas, tinham um sabor meio ácido, meio doce, meio amargo. Exatamente com as minhas memórias de Angola.

Como a escrita mais luminosa sobre a infância é certamente a de Walter Benjamin, sobretudo em “Infância em Berlim por volta de 1900", aqui fica o seu lindíssimo conto acerca de um “rei melancólico” que desejava encontrar exatamente o mesmo sabor daquela “omelete de amoras” que um dia tinha provado, num importante acontecimento na companhia do seu pai, na sua já longínqua infância.  Mas não é possível qualquer “retorno ao paraíso” como bem lhe explicou o seu cozinheiro.

Este conto é dedicado à D. Joana que faz anos hoje e que, não sendo propriamente a velhinha da choupana que amigavelmente convidou aqueles estranhos a descansarem e lhes preparou a melhor omeleta de amoras do mundo, trouxe consigo toda a bondade de Cabo Verde.

 

A omelete de amoras
 
Era uma vez um rei que chamava seu todo o poder e todos os tesouros da Terra, mas apesar disso não se sentia feliz e a cada ano tornava-se mais melancólico. Então, um dia, mandou chamar o seu cozinheiro predileto e disse-lhe:
- Por muito tempo tens trabalhado para mim com fidelidade e me tens servido à mesa as mais esplêndidas iguarias, de modo que te sou agradecido. Porém, desejo agora uma última prova do teu talento. Deves fazer-me uma omelete de amoras igual àquela que saboreei há cinquenta anos, na minha mais tenra infância. Naquela época o meu pai travava uma guerra contra o seu perverso inimigo a oriente. Este acabou por vencer e tivemos de fugir. E fugimos, pois, noite e dia, o meu pai e eu, através de uma floresta escura, onde afinal acabamos por nos perder. Nela vagueamos e estávamos quase a morrer de fome e fadiga, quando, por fim, encontramos uma choupana. Aí morava uma velhinha, que amigavelmente nos convidou a descansar, tendo ela própria, porém, ido ocupar-se do fogão. Não muito tempo depois estava à nossa frente a omelete de amoras! Mal tinha levado à boca o primeiro bocado, senti-me maravilhosamente consolado e uma nova esperança entrou no meu coração. Naqueles dias eu era muito criança e por muito tempo não voltei a pensar no benefício daquela comida deliciosa. Já rei mandei procurá-la, vasculhei todo o reino, mas não se achou nem a velha nem qualquer outra pessoa que soubesse preparar a omelete de amoras. Agora, quero que atendas a este meu desejo: fazes-me aquela mesma omelete de amoras! Se o cumprires, farei de ti meu genro e herdeiro de meu reino. Mas, se não me contentares, então deverás morrer. ”
Então o cozinheiro disse:
- Majestade, podeis chamar já o carrasco. Pois na verdade, conheço o segredo da omelete de amoras e todos os ingredientes, desde o trivial agrião até ao nobre tomilho. Sei empregar todos os condimentos. Sem dúvida, conheço o verso mágico que se deve recitar ao bater os ovos e sei que o batedor feito de madeira deve ser sempre girado para a direita de modo a que não nos tire, por fim, a recompensa de todo o esforço. Contudo, oh rei, terei de morrer. Pois, apesar disso, a minha omelete não vos agradará ao paladar, jamais será igual à da velhinha. Pois como haveria eu de temperar a coisa com tudo aquilo que nela desfrutastes àquela época e que vos deixou, senhor, a impressão inesquecível? Faltará o perigo da batalha e o seu picante sabor, a emoção e a vigilância do fugitivo, não será comido com o sentido alerta do perseguido. Não terá o descanso no abrigo estranho e o calor do fogo amigo, a doçura da hospitalidade inesperada. Não terá o sabor do presente incomum e do futuro incerto.
Assim falou o cozinheiro. O rei, porém, calou-se um momento e não muito depois consta haver dispensado dos serviços reais o cozinheiro, rico e carregado de presentes.
 
 
Walter Benjamin (1987). Obras escolhidas, Vol. II, Rua de mão única, Editora Brasiliense, São Paulo, p. 219

 
 




Sem comentários:

Enviar um comentário